sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dicas para resolver problemas e soluções de Interferência na instalação de som automotivo



O problema é mais comum quando se instala amplificadores é o aumento da potência faz com que apareçam ruídos onde muitas vezes com potências menores não são audíveis. Estas interferências oscilam principalmente quando se acelera o carro. Uma solução prática é verificar se o amplificador está com o aterramento correto. Pode-se usar também um supressor de ruído no cabo que vem da bateria, e deve-se passar o cabo de força separado dos cabos RCA e distante do módulo de injeção eletrônica. Verifique se o cabo RCA não está em curto ou com mal contato e, caso esteja, substitua-o por outro.
Mal rendimento dos alto falantes:  As principais causas podem ser a escolha incorreta do amplificador, inversão de polaridade ou cancelamento grave, caixa construída fora da especificação, fixação inadequada, distorção em alto falantes menores.
1. Escolha incorreta do amplificador
Antes de tudo leia atentamente as especificações técnicas do amplificador para saber se o mesmo é compatível com os alto falantes a serem instalados, em relação à potência e impedância. No mercado de som automotivo, encontramos amplificadores de vários tipos e categorias tanto em potência quanto em número de canais. Ex.: Stereo 2 canais, 4 canais, modelos específicos para subwoofers e amplificadores conjugados que consistem em um mix (stereo e mono) em um único gabinete. Como exemplo temos amplificadores de 3 canais, 5 canais e do tipo mosfet que são amplificadores mais sofisticados pois possuem normalmente controles de corte de freqüência (crossover) e controle de ganho. Estes modelos são dotados de sistema bridge que possibilita a ligação stereo e mono simultâneo. Seguindo estas indicações, procure utilizar o amplificador ideal para obter o maior rendimento de sua instalação.
Obs.: Sempre procure amplificadores com potência cerca de 10% menor do que a dos alto falantes.
2. Inversão de polaridade ou cancelamento do grave
Primeiro acione o balanço do CD, mudando para a direita e para esquerda, um dos lados provavelmente reproduzirá mais graves do que os dois juntos, indicando que há uma inversão de polaridade. Verifique as conexões dos aparelhos (CD/Toca fitas, amplificadores e divisores) e certifique-se que as polaridades estão corretas; proceda do mesmo modo em relação aos alto falantes. Os subwoofers de bobina dupla podem apresentar inversão de polaridade de fábrica. Na sua construção observamos quatro enrolamentos em um único corpo separados em duas vias ou quatro terminais.
Obs.: No caso específico do modelo HS 1100, amplificador de cinco canais, deve-se tomar cuidado para que não haja inversão de polaridade na conexão dos canais de entrada traseiros. Eles estão interligados diretamente ao subwoofer. Se houver esta inversão, automaticamente ocorrerá o cancelamento das freqüências baixas.
3. Caixa construída fora de especificação
Siga o manual do alto falante, pois nele constam informações necessárias para que você construa a caixa adequada e de acordo com o modelo escolhido para o projeto. Se você não possui o manual, você deve entrar em contato com o fabricante para que ele oriente você quanto ao volume ideal para a construção da caixa. Caso você queira sintonizá-la utilizando programas que simulam caixas, utilize como base a caixa recomendada. Use madeira de boa qualidade (MDF compensado naval), com espessura entre 15 e 20 mm; medidas menores podem causar vibrações devido à pressão interna a que é submetida. É necessário parafusar e colar para aumentar a rigidez vedando sempre todas as junções de madeira com massa plástica ou silicone para evitar vazamento.
4. Fixação inadequada
Fixar sempre os alto falantes em superfície plana para evitar vazamento, utilizando todos os furos destinados à fixação para não entortar a carcaça, o que pode causar até mesmo o travamento da bobina. Quando for apertar os parafusos de fixação, é recomendado fazê-lo de forma cruzada.
Para instalação em locais originais, utilizar o suporte correspondente e, no caso de construção em madeira, procure dimensionar o mais próximo do original.
Distorção em alto falantes
Adequar sempre a potência do amplificador com a do alto falante utilizado. Para alto falantes mid bass, triaxial de 4, 5 ou 6 polegadas, normalmente se utiliza capacitor de 100µ x 100v para reduzir as freqüências baixas, isto é, os graves. Quando se utiliza o kit duas vias, o corte é efetuado pelo crossover que acompanha o conjunto, dispensando o uso do capacitor.
Nos subwoofers a distorção torna-se mais comum quando instalados em locais inadequados. Os casos mais comuns são: subwoofer destinado à caixa instalados em free air (tampão) ou caixa do tipo trio elétrico, que tem características específicas para sistema de som dimensionado para tocar ao ar livre e são, normalmente, bem maiores com uma sintonia projetada para atingir uma distância maior.

Um comentário:

  1. Boa noite , comprei um modulo HD5000 da taramps pra bota ne uma Vulcano, quando eu aumento o som ne um certo volume as minhas cornetas dar uns estralos, vcs podem mi ajudar a resolve esse problema

    ResponderExcluir