Como alguns leitores mais atentos já perceberam a ideia desse site é fazer com que você mesmo instale o som do seu carro, e como podem observar já tenho publicado aqui no site vários tutoriais para que vocês façam isso.
Mas vamos ao que realmente interessa. Irei ensinar  como fazer o tampão do carro, para que sejam instalados os famosos 6×9 ou mesmo woofers e etc.
Resolvi trazer um modelo simples, porém a ideia é que vocês aprendam o desenrolar do trabalho e para que observem que não há muitos segredos.
Vamos colocar a mão na massa. Primeiramente, você irá retirar o tampão original do carro e colocar o mesmo ou sobre a madeira ou sobre um pedaço de papelão caso queira fazer um molde antes de partir diretamente para a madeira. Vejam nessa foto sendo feito a marcação das extremidades do tampão original.
Observem que nessa foto foi retirado o papelão com o desenho do tampão original.
Depois você irá partir para madeira, isso para quem resolver fazer o molde de papelão. Essa é a madeira cortada no mesmo formato do tampão. E como pode ser observado, essa é a base principal do tampão.

Vocês já devem ter se perguntado: Como que os instaladores não eram o comprimento de todos os encaixes dos alto-falantes? A resposta é simples: Como mostrado na foto esses são os aros que são cortados do tamanho certinho do encaixe do alto-falante para que você não corte a madeira fora do comprimento do mesmo. E como conseguir ele? Existem duas formas: Primeiro você pede a um instalador que corte um para você do sobro das madeiras que ele trabalha, ou pega alguns pedaços de madeira e vai quebrando a cabeça até chegar ao tamanho certo. Não precisa nem dizer qual eu aconselho não é mesmo.
Agora você irá escolher em qual posição os alto-falantes irão ficar, depois basta colocar os aros e corta a madeira.
Depois de tudo marcado, você irá corta o tampão como mostrado na foto acima, o uso do aro é para que, assim que terminar de corta  os buracos dos alto-falante encaixe corretamente no tampão.
Esse é um dos segredos do tampão. Conforme a foto acima, você deverá fazer um canto no tampão para que o mesmo possa encaixar certinho como o original, já que todos os carros trazem o local de encaixe do tampão original não é mesmo. Caso não seja feito esse corte o tampão ficará sobre o relevo das colunas laterais do carro o que acabará fazendo com que ele fique solto e rebatendo e fazendo aquele barulho chato de carro velho, onde parece que o carro não tem nenhum parafuso.
Depois do corte eu recomendo que coloque um pedaço de madeira fina, isso irá fazer com que na hora de passar o tecido não fique mostrando esse corte.
Vejam o detalhe dessa madeira vista por baixo do tampão.
Essa foto mostra o tampão com todos os cortes, porém como pode ser observado ao invés de retirar os aros do tampão o proprietário resolveu deixar os mesmo, isso para que os alto-falantes ficassem direcionados para o interior do carro.
E um detalhe que conta muito na hora de fazer seus trabalhos no interior do carro com madeira. É extremante necessário o uso da criatividade, vejam o que foi feito com o resto do espaço da madeira, para fazer esses detalhes você irá colocar seu lado de design para trabalhar, o resto é só festa.
Por fim, você irá passar o tecido. Eu deixo uma dica muito útil para quem esta iniciando: Não faça serviço porco economizando cola ou qualquer material.  Isso porque tem alguns instaladores que se dizem profissionais e que passam cola apenas ao redor dos aros ou mesmo nos cantos do tampão, e com isso, com o tempo o tecido fica todo amarrotado ou mesmo se sofre algum corte ele irá soltar todo o tecido. Então faça como a foto e passe cola em todas as extremidades da madeira para que seu serviço fique bom.
Contudo, espero ter ajudado e caso surja alguma dúvida basta entrar em contato por comentário abaixo.