sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Como aumentar a vida útil dos pneus?



A vida útil dos pneus depende das condições mecânicas do veículo (manutenção) e dos cuidados dispensados pelo motorista.
Evite o desgaste máximo
O desgaste máximo de um pneu é de 1.6mm de profundidade nos sulcos da banda de rodagem. Este é o limite de segurança.Ultrapassando esse limite, o pneu estará careca.Portanto, faça um check-up periódico nos pneus. Veja o que o desgaste nos pneus pode ocasionar:
- Derrapagens laterais.
- Instabilidade em pistas molhadas.
- Redução da resposta na frenagem.
- Risco de estouros.
Calibragem
A baixa pressão é grande inimiga dos pneus e geradora de sérios risco de segurança:
- Acelera o desgaste geral do pneu (trabalha mais quente).
- Aumenta o desgaste nos ombros do pneu (apoio maior sobre essa área).
- Aumenta o consumo de combustível (maior resistência ao rodar)
- Provoca perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo).
- Deixa a direção pesada e dificulta o manejo (maior resistência).
- Gera rachadura na carcaça e na área dos flancos do pneu (mais flexão e mais calor).
- Provoca quebra circunferencial da carcaça na área dos flancos (excesso de flexão).
- Provoca bolsas de separação entre lonas e sob a banda de rodagem (gerada por calor e atrito).
- Provoca desagregação da rodagem (geralmente na região dos ombros, onde o calor se acumula mais).
O excesso depressão também gera problemas que podem comprometer a sua segurança:
- Desgaste acentuados no centro da banda de rodagem (apoio maior sobre esta área).
- Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo).
- Rachaduras na base dos sulcos (esticamento excessivo).
- Menor resistência a impactos aumentando risco de estouros (menor absorção).
- Menor resistência a perfurações (rodagem mais rígida).
- Menor conforto ao dirigir: o veículo fica mais duro (menor absorção).
Evite a sobrecarga
Antes de montar o pneu, verifique se o índice de carga de velocidade são os recomendados para o veículo conforme o manual do proprietário, pois quando o peso aplicado sobre o pneu excede ao especificado, compromete-se a sua durabilidade (quilometragem), e aumentam-se os riscos de alterações estruturais ou estouros.
Quem cuida, ganha em economia e segurança
- Evite em dirigir em alta velocidade: A alta velocidade provoca um flexionamento excessivo da carcaça resultando em superaquecimento dos pneus, aumentando o desgaste da banda de rodagem.
- Evite fazer curvas em velocidade: Isto força o arrasto dos pneus e origina um desgaste maior na área do ombro dos pneus.
- Evite freadas ou arrancadas bruscas: Esta prática provoca o aparecimento de desgaste irregular e acelerado na banda de rodagem do pneu.
- Evite subir ou descer nas guias da calçada, em acostamento ou outros desníveis com severidade: Esse hábito pode causar cortes e arrancamentos da banda de rodagem com quebras nos cordonéis da carcaça, resultando em separação e até estouros.
- Evite roçar os pneus no meio-fio: O atrito violento ou repetido entre o costado do pneu (que é a área de flexionamento e a mais delgada da estrutura do pneu) e o meio-fio podem provocar separações e arrancamentos nessa área.

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