Evite o desgaste máximo
- Derrapagens laterais.
- Instabilidade em pistas molhadas.
- Redução da resposta na frenagem.
- Risco de estouros.
Calibragem
- Acelera o desgaste geral do pneu (trabalha mais quente).
- Aumenta o desgaste nos ombros do pneu (apoio maior sobre essa área).
- Aumenta o consumo de combustível (maior resistência ao rodar)
- Provoca perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo).
- Deixa a direção pesada e dificulta o manejo (maior resistência).
- Gera rachadura na carcaça e na área dos flancos do pneu (mais flexão e mais calor).
- Provoca quebra circunferencial da carcaça na área dos flancos (excesso de flexão).
- Provoca desagregação da rodagem (geralmente na região dos ombros, onde o calor se acumula mais).
O excesso depressão também gera problemas que podem comprometer a sua segurança:
- Desgaste acentuados no centro da banda de rodagem (apoio maior sobre esta área).
- Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo).
- Rachaduras na base dos sulcos (esticamento excessivo).
- Menor resistência a impactos aumentando risco de estouros (menor absorção).
- Menor resistência a perfurações (rodagem mais rígida).
- Menor conforto ao dirigir: o veículo fica mais duro (menor absorção).
Evite a sobrecarga
Antes de montar o pneu, verifique se o índice de carga de velocidade são os recomendados para o veículo conforme o manual do proprietário, pois quando o peso aplicado sobre o pneu excede ao especificado, compromete-se a sua durabilidade (quilometragem), e aumentam-se os riscos de alterações estruturais ou estouros.
Quem cuida, ganha em economia e segurança
- Evite em dirigir em alta velocidade: A alta velocidade provoca um flexionamento excessivo da carcaça resultando em superaquecimento dos pneus, aumentando o desgaste da banda de rodagem.
- Evite fazer curvas em velocidade: Isto força o arrasto dos pneus e origina um desgaste maior na área do ombro dos pneus.
- Evite freadas ou arrancadas bruscas: Esta prática provoca o aparecimento de desgaste irregular e acelerado na banda de rodagem do pneu.
- Evite subir ou descer nas guias da calçada, em acostamento ou outros desníveis com severidade: Esse hábito pode causar cortes e arrancamentos da banda de rodagem com quebras nos cordonéis da carcaça, resultando em separação e até estouros.
- Evite roçar os pneus no meio-fio: O atrito violento ou repetido entre o costado do pneu (que é a área de flexionamento e a mais delgada da estrutura do pneu) e o meio-fio podem provocar separações e arrancamentos nessa área.
- Evite fazer curvas em velocidade: Isto força o arrasto dos pneus e origina um desgaste maior na área do ombro dos pneus.
- Evite freadas ou arrancadas bruscas: Esta prática provoca o aparecimento de desgaste irregular e acelerado na banda de rodagem do pneu.
- Evite subir ou descer nas guias da calçada, em acostamento ou outros desníveis com severidade: Esse hábito pode causar cortes e arrancamentos da banda de rodagem com quebras nos cordonéis da carcaça, resultando em separação e até estouros.
- Evite roçar os pneus no meio-fio: O atrito violento ou repetido entre o costado do pneu (que é a área de flexionamento e a mais delgada da estrutura do pneu) e o meio-fio podem provocar separações e arrancamentos nessa área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário