segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Aloe vera

gel de Aloe Vera contém mais de 75 substâncias, que se dividem nos seguintes grupos:
Vitaminas
Contém um grupo enorme delas. As vitaminas C e E, com ação antioxidante, Beta-caroteno - a precursora da vitamina A. É também uma das poucas plantas fonte de vitamina B12.
Minerais
Magnésio, zinco, manganês, cálcio, sódio, potássio, cobre e ferro.
Aminoácidos
O corpo humano precisa de 22 aminoácidos, os construtores das proteínas, e Aloe Vera gel possui 20 deles. E mais importante ainda é que ele fornece sete dos oito aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que não podem ser produzidos pelo corpo e precisam ser adquiridos diariamente.
Açúcares
Está incluída, no gel, uma longa cadeia de polissacarídeos que age no sistema imunológico, o Acemanann é um dos principais.
Enzimas
As lípases e proteases, que quebram as moléculas dos alimentos e auxiliam na digestão, e também a carboxipeptidíase, que age no processo antiinflamatório.
Esterol da planta
Os três tipos principais agem como um forte agenteantiinflamatório.
Lignina
Esta substância dá ao gel da Aloe sua habilidade de penetração, alcançando as camadas mais profundas da pele.
Saponina
É uma substância que aplica uma potente função antimicrobianacontra as bactérias, vírus e fungos, como (*) cândida e (**) micoses.
Antraquinonas
Os mais importantes são a aloína e a emodina, que juntos se transformam em um forte analgésico e são responsáveis por processar as atividades antibactericidas e antivirais.
Ácido Salicílico
Esse componente da aspirina é um antiinflamatório e, quando usado topicamente, ajuda a diminuir a morte dos tecidos.
 Existem cerca de 400 especies de aloe vera, 4 podem ser usadas pelos seres humanos, nos quais somente duas podem ser ingeridas. A aloe vera barbadensis Miller é a mais completa, e foi patenteada pela Forever Living.

Inúmeras e renomadas instituições científicas e docentes, como o Instítuto de Ciências e Medicina Linus Pauling, de Palo Alto, Califórnia; Instituto Weisman de Israel, Univeisidade de Oklahoma e outros, têm efetuado estudos formais sobre a Aloe Vera.


Chamada de "a planta da saúde e beleza", tem seu uso documentado desde a época do antigo Egito, com passagens na Bíblia e antigos docurnentos fenícios.

Apoiados por provas de laboratório e experiências químicas, mencionam as seguintes propriedades:

  • Inibe a dor> Seus princípios ativos têm uma notável capacidade de penetração até as camadas mais profundas da pele, inibindo e bloqueando as fibras nervosas periféricas (receptores da dor) e interrompendo, de modo reversível, a condução desses impulsos.
  • Anti - inflamatoria> Aloe Vera tem uma ação similar a dos esteróides, como a Cortisona, mas SEM os seus efeitos nocivos colaterais, Por isso é útil em problemas como bursites, artrites, lesões, golpes, mordidas de insetos e outros.
  •  Coagulante> Por conter cálcio, potássio e celulose, a Aloe Vera provoca nas lesões a formação de uma rede de fibras, que segura as plaquetas do sangue, ajudando na coagulação e cicatrização, além de regular os batimentos cardíacos. Sua função reduz drasticamente o tempo necessário à coagulação. 
  • Antibiotica > Sua capacidade bactericida e fungistática, antivirótica, elimina as bactérias. 
  • Regenerador celular > A Aloe Vera possui um hormônio que acelera a formação e o crescimento de células novas. As enzimas proteolíticas quebram os tecidos mortos, limpando a ferida. 
  • Energetico e nutritivo > Uma das características de maior importâncía da Aloe Vera é que ela contém 19 aminoácidos essenciais, necessários para a formação e estruturação das proteínas, que são a base das células e tecidos. Contém também minerais, corno cálcio, fósforo, cobre, ferro, manganês, magnésio, potássio e sódio, todos elementos indispensáveis ao metabolismo e à atividade celular. 
  • Antipirético >  Reduzuz o calor da febre.  
  • Queimaduras solares > Uma imediata aplicação de suco, geléia ou ungüento de babosa proporciona alívio e reduz as complicações posteriores. 
  • Queimaduras por raio X > O tratamento com babosa reduziu o tempo de recuperação de 5O%, em vários casos. Os lubrificantes da erva parecem diminuir ou eliminar - a área das cicatrizes.
  •  Cabelos > Embora nós já estejamos acostumados a ver shampoos com babosa em nossas drogarias e farmácias, não custa mencionar o fato de que os índios mexicanos a utilizam para dar banho, força e maleabilidade aos cabelos, através de aplicações diárias. Evitando tambem a calvicie.
  • Acne > A ação anti-séptica da babosa evita o entupimento dos poros, que é o responsável direto pelas espinhas e cravos, mantendo-os livres para respirar. Além de destruir bactérias, ela tem propriedades adstringentes; que podem impedir o aparecimento das cicatrizes.
  • Congestao nasal > A babosa tem sido muito utilizada para combater a congestão nasal com excelentes resultados, provocando nos indivíduos em que foi inoculada - ou injetada - uma respiração mais fácil e uma redução sensível das secreções, além de eliminar por completo a dor de cabeça. 

Segurança> Cada uma das propriedades acima pode ser alcançada com um ou mais tipos de droga (medicamentos). Normalmente elas são caras e têm inúmeros efeitos colaterais. O Aloe Vera, em alta concentração, pode produzir os mesmos resultados, porém sem efeitos colaterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário