quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Contruindo um Tampão em MDF Recoberto com Courvim

Durante cerca de uma semana trabalhamos na construção de um Tampão Personalizado em MDF, com telas, recoberto em courvim para o Celta. Ficou, na nossa opinião, o máximo. 
Depois de muito trabalho, muita diversão, o mesmo ficou pronto.Pouca coisa foi necessário de ser comprada, pois já tinhamos em caso - restos de outras construções. Mas ainda assim foi um pedaço de courvim, um pedaço de tela, um pedaço de feltro (já que a loja de carpet e forração nos deu um cano). E o custo???Menos de R$ 60,00.Acompanhe no passo a passo, como ele foi feito.Passo 1 – Traçar as medidas do tampão



Passo 2 – Reforçar o traço

Passo 3 – Traçando o gabarito da moldura para as telas dos alto-falantes
O material utilizado era um pedaço de papelão, que foi cortado "a olho". Em seguida foi fixado sobre o MDF para ter o traço definitivo. Onde o tampão fica próximo ao banco, a medida dada para as linhas era de 7,5 cm; nas laterais e na parte próxima à tampa do porta-malas, a medida das linhas foi de 5,0 cm. Para cada linha que foi riscada, em seguida se reforçava a mesma com um marcador.


Onde duas curvas se encontram elas foram arredondadas segundo uma tangente de raio 5,0 cm.



Antes de continuar o gabarito, foi necessário interromper um pouco para tomar as medidas do emblema efazer um traço dele.
Passo 4 – O emblema da fábrica do carro
Para fazer oemblema, um papel foi colado em cima do maior  emblema que tinhamos por perto, o de um Astra. em seguida,pressionando nos cantos com os dedos, o papel foi marcado.





Passo 5 – Posicionando o emblema numa posição central
O  emblema feito em papel foi então fixo no meio do tampão,tanto no sentido horizontal bem como no vertical. A marcação foi simples, bastava medir com a fita métrica e dividir a medida encontrada por dois.




Passo 6 – Terminando o gabarito

Depois disto, continuando com o traçado do gabarito, os contornos foram terminados, mantendo os 5,0 cm, e, mantendo os 5,0 cm para os raios de curvatura das tangentes dos arredondamentos.


Terminado o desenho, o papelão que servirá de gabarito foi cortado.


Cuidar bem desse gabarito. Ele será necessário mais vezes!
Passo 7 – Traçando a moldura sobre a base






Passo 8 – Cortando a chapa






Passo 9 – A aba de acabamento







Depois disto, esta peça é colada e pregada à chapa de MDF maior.





Passo 10 – Os apoios laterais











Recortam-se.
E, por fim, cola-se e prega-se.





Passo 11 – Colando todas as partes juntas


Passo 12 – Algumas definições no posicionamento das telas
A tela em nosso projeto fica ligeiramente rebaixada. Para conseguir este efeito, risca-se e recorta-se um aro de um MDF de 3 mm.





Passo 13 – Experimentando o tampão no carro


Passo 14 – Preparando as ripas para base para os alto-falantes




Passo 15 – Colar as ripas nos respectivos locais


Passo 16 – Emparelhar as ripas

Passo 17 – Preparando a base inferior e os aros das telas


A mesma coisa foi feita para os retalhos que serão os aros das telas, mas neste caso a largura do aro foi marcada em 5 cm.


Na sequência, as posições dos alto-falantes foram marcadas na chapa inferior.
Na sequência, as posições dos alto-falantes foram marcadas na chapa inferior.


Terminados os traços, feitos os reforços nas linhas, passou-se ao corte. A chapa maior foi cortada primeiro, e,em seguida os cortes foram serrados após um rasgo com a broca para que a serra entrasse.






Passo 18 – Iniciando o processo da colagem do courvim


Depois dos traços a peça foi cortada. Em seguida, passou-se cola de contato, tanto na peça como no courvim.



Passado algum tempo, para que a cola secasse, o courvim foi colado definitivamente sobre a tampa.
Em muitos locais ele ficou somente colado, mas nos cantos foi necessário fixar com grampos.


O mesmo aconteceu na parte traseira, que precisou ser recortada, colada e grampeada.


Depois disso, todo o excesso de material foi cortado. Cuidado especial foi dado ao corte na parte onde vão as telas.


Passo 19 – Preparando o aro das telas


A primeira coisa a ser feita é verificar como o tampão original se assenta dentro do bagageiro.Em seguida, ele é fixado sobre uma chapa de MDF de 6 mm, e seu contorno é traçado.


Depois de efetuados os riscos com um lápis, se fez um reforço, com um marcador, para que fosse melhor de visualizar e recortar.

Feita esta parte, traçou-se um gabarito das telas que vão recobrir o fundo onde ficam os alto-falantes.

Isso foi feito em todas as curvas.

 Com os recursos disponíveis, se reforçou os traços, endiretou-se os mesmos, com auxílio do compasso se traçou a volta do emblema.
 Por fim, o desenho foi cortado.

 A mesma coisa foi feito para a vertical.
 Com isso se obteve o local onde se deveria posicionar o centro do emblema.
O emblema foi então colado no ponto definido.

Com o desenho já firme, o gabarito foi posicionado, mantendo a distância correta - ou seja, os 5,0 cm na parte de trás, na lateral e 7,5 cm no fundo, e se riscou em torno dele as linhas que servirão para o corte.

Em seguida o gabarito é virado de cabeça para baixo e posicionado do outro lado do emblema. A partir dai se repete o processo do posiconamento e de riscar.

Terminados os riscos, passa-se ao corte da chapa e o reorte para as telas. Utilizou-se uma serra tico-tico - mas também pode ser feito manualmente, só que dá um trabalhão...
Para recortar os aros das telas, inicialmente se faz um furo com uma broca não muito mais grossa que a largura da serra. Faz-se outro furo ao lado do primeiro, e, entorta-se a broca continuando o furopara fazer um rasgo. Neste rasgo se insere e serra e se cortam os aros fora.
A aba de acabamento é a aba que encosta no banco. Inicialmente se prepara uma ripa com inclinação adequada, corta-se e cepilha-se.
 Da chapa de MDF, corta-se uma tira de 5,0 cm.
Esta tira é também cepilhada e depois colada à ripa. Os pregos utilizados servem apenas para manter as peças unidas durante a secagem da cola.


Em seguida um pequeno acabamento é dado à curva: incia-se cepilhando com cuidado por causa dos pregos e depois se alisa com lixa.
Os apoios laterias correspondem às partes que encaixam nos pinos que existem no carro, e, também definem a altura adequada do tampão. Uma ripa mais larga éutilizada para isso. Em primeiro lugar se traça a inclinação da aba de acabamento. Corta-se nessa inclinação.
 Depois de cortada, traça-se o contorno, baseado no tampão original, dos cortes e rasgos necessários para o enciaxe.


Terminado isto, cortam duas destas peças.


Depois de cortado,  hora de verificar se encaixaram corretamente. Não foi na primeira vez, mas depois de algum ajuste com lixa, deu certo.

Como essa peça fica sujeita a algum esforço, a adição de um reforço, ajuda. O reforço é feito também em MDF. Traçam-se duas peças iguais a parte maior do apoio.


 Em seguida, se traçam as ripas para o contorno do tampão.
Cortam-se duas peças iguais, uma para cada lado.

Depois que todas as peças estão cortadas, passa-se à colagem das mesmas.

Quando a cola estiver seca - para nos, ficou secando toda a noite - se faz um pequeno acabamento e então se coloca o futuro tampão no seu lugar.
Parece que ficou bom
Embaixo dos MDFs de 3 mm será colada a base dos alto-falantes. Eles ficarão afastados por um conjunto de ripas que contorna os furos feitos, sobrando uma parte onde os aros das telas se apoiarão.


As ripas vão sendo colocadas em torno do corte, de ambos os lados.
Sabendo a posição correta de cada uma, as ripas foram coladas e pregadas. Nota: os pregos são curtos.
 Aspecto de como ficou o corte para a tela. Os pontos brancos são cola. Depois de seca, estes pontos são cortados fora.

Depois que a cola secou, com o cepilho as ripas foram emparelhadas, de modo a assentar a base dos alto-falantes.
A parte debaixo também foi feita com MDF de 6 mm. Primeiro a parte pronta foi colocada em cima da chapa de MDF e se traçou o contortno do tampão. Depois disso, com um compasso se traçou uma "redução" na chapa para que ela ficasse completamente sob a outra.

Com as peças já cortadas, verifiou-se seu ajuste.
Na chapamaior foram cortados os cantos de modo que ela encaixasse até a aba de acabamento. Além do corte, foi necessário ajustar com a grosa.


Em seguida, o courvim foi colocado sobre a mesa, de cabeça para baixo. A tampa foi apoiada sobre ele, e então se riscou o courvim, deixando uma "sobra" onde o mesmo será colado.

Os aros das telas, que até então estavam parados, receberam um acabamento com lixa, para que se ajustassem ao couvim.

Com isso feito,passamos ao próximo passo.

Passo 20 – Colando a base dos alto-falante

A base dos alto-falantes foi então colada. Para tanto, inicialmente foi passada cola branca em todas as ripas.
A tampa foi então colocada em seu lugar e pregada. Os pregos só servem para manter as peças juntas durante a cura da cola.

Passo 21 – Pintando as partes visíveis

Todas as partes visíveis da tampa foram pintadas com duas demãos de tinta esmalte sintética. Incluindo nisto os aros das telas, que foram pintados dos dois lados.

Passo 22 – Colando o tecido de acabamento

A intenção era cobrir o fundo com forração. Mas a loja que vendia este material estava fechada. Assim o substituimos por um feltro grosso e preto. Parece que foi uma boa opção já que este se moldou bem ao cantos e curvas.
Primeiro, foi passado cola em todas as  partes onde o felto seria colado.


 Em seguida, com a cola ainda fresca, o feltro foi colocado e esticado no lugar.

 E em seguida, ele foi cortado, de forma a sobrar um pouco de tecido para poder trabalhar. O que sobrar será cortado depois.

Na sequência, grampeou-se todos os locais onde os grampos eram realmente necessários.

Passo 23 – Efetuando-se recortes

Depois de adequadamente colado o feltro, procedem-se os recortes do material que sobrou.

Passo 24 – Terminando os aros das telas

Os aros são posicionados adequadamente sobre a tela, e cortados. Em seguida as telas são coladas.

 E nos locais onde é necessário, a tela é grampeada.

Passo 25 – Finalizando o tampão

Finalmente os aros são colocados no local próprio.  Já está quase pronto.

Falta ainda colocar o emblema. Ele foi comprado num loja de auto-peças do comércio local.
Basta que se retire o protetor da fita adesiva e se cole no local adequado. Cuidado foi tomado para ficar centralizado.

Passo 26 – Testando no carro

 Agora sim. Está pronto.
A última etapa foi a de colocar o tampão - que se ajustou muito bem - no local.


Ficou lindo.
Se desejar adaptar um destes para seu carro, sinta-se à vontade.
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